Mensagem

O Conselho da Diáspora Açoriana foi criado em julho de 2019, por deliberação unânime do Parlamento dos Açores.

É um órgão consultivo do Governo Regional que visa auscultar os açorianos e seus descendentes, que residem no exterior da Região, sobre assuntos de interesse comum.

Não substitui a missão indispensável do movimento associativo da diáspora açoriana, muito menos o contributo institucional das Casas dos Açores, mas acrescenta mais uma voz a este esforço conjunto.

Reúne ordinariamente a cada dois anos, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente do Governo.

É composto por 35 membros, incluindo, especialmente, 19 conselheiros escolhidos pela própria diáspora açoriana, através dos círculos eleitorais da Bermuda (1), Brasil (5), Canadá (5), Estados Unidos da América (5), Uruguai (1), continente português e Madeira (1) e resto do mundo (1).

A eleição destes conselheiros, para um mandato de quatro anos, processa-se através da plataforma digital Açorianos no Mundo.

Durante 17 meses, de novembro de 2019 a março de 2021, todos os açorianos ou seus descendentes residentes fora das nove ilhas puderam registar-se nesta plataforma. Inscreveram-se cerca de 600, metade dos quais nos últimos três meses.

De entre todos os inscritos, os que entenderam candidatar-se a conselheiros da diáspora açoriana puderam submeter as suas candidaturas, de 1 a 10 de abril, e apresentar os seus propósitos aos demais inscritos na sua área geográfica, de 15 de abril a 15 de maio.

Foram submetidas e validadas 40 candidaturas em todos os 19 círculos eleitorais.

As votações, entre os inscritos por cada área, decorrem também nesta plataforma. Começam a 20 de maio e encerram a 24 de maio, Dia dos Açores.

A instalação do Conselho da Diáspora Açoriana, com tomada de posse dos conselheiros eleitos, decorrerá na data simbólica de 10 de junho, dia dedicado às comunidades portuguesas.

Depois de encerrado este primeiro processo eleitoral, reabriremos a possibilidade de inscrição nesta plataforma, para continuarmos a mapear os açorianos no mundo.

Desde já, estão todos de parabéns: os que se registaram e os que se candidataram.

Independentemente do resultado das votações, já demonstraram, uns e outros, que estão interessados em manter e reforçar a sua ligação aos Açores.

E isso é o mais importante.

Bem hajam!
 
 

José Andrade
Diretor Regional das Comunidades

Ponta Delgada, 25 de abril de 2021